quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A inveja é um impedimento para o crescimento espiritual - parte II

Paulo em I Coríntios 3:1(E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo) nos ensina sobre o "CRENTE ESPIRITUAL" que são crentes experientes, espiritualmente maduros, que se inclinam para as coisas do Espírito, que procuram praticar a obra do Espírito, o fruto do Espírito "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" Gálatas 5:22.
Priorizam Deus, buscam em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, crescem espiritualmente, se tornam adultos, maduros, deixa as criancices, meninices, carnalidades, picuinhas, porfias e todo espírito de competição.
..."MENINOS EM CRISTO"...crianças em Cristo.
A palavra grega aqui traduzida por crianças é "NEPIOS", esse vocábulo indica alguém que ainda não sabe falar (derivado de "ne", o negativo, e o "epos", palavra), ou seja, Paulo está falando de uma criança tão pequena que ainda não aprendeu a falar, isto é, com menos de dois anos de idade.
Foi tão severa a repreensão de Paulo, que ele comparou uma pessoa invejosa como virtuais recém nascidos, como crentes imaturos, sem espiritualidade, totalmente carnais, destituídos de qualquer sabedoria divina, embora se julgam altamente espirituais.

Deus deseja que cresçamos, amadureçamos, que venhamos deixar as coisas de meninos espirituais, temos que sair do JARDIM DE INFÂNCIA.
O Apóstolo Paulo fala em alimento sólido (I Cor. 3:2), ele estava se referindo a sabedoria divina, especialmente aquilo que se conhece os mistérios de Deus:  (I Coríntios 2:6: Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam).
Paulo declarou que a sabedoria divina, ela ensinava aos cristãos maduros, experimentados, que desejavam se tornar adultos.
E nesse mistério ele ensinava a elevadíssima doutrina da transformação dos crentes segundo a imagem de Cristo, tanto no aspecto moral como espiritual. Palavra que gerava transformação de caráter e que confrontava valores.
Nós sempre seremos CONFRONTADOS, Paulo confrontava Timóteo, Jesus confrontava os discípulos, e hoje a palavra de Deus nos confronta exigindo postura.
Muitos amam a Deus, mas evitam o confronto.
Preste atenção: O medo do confronto torna uma pessoa cativa da INTIMIDAÇÃO, e ela nunca será aquilo que Deus a criou para ser.

Pessoas que evitam o confronto, sempre serão crianças mimadas, orgulhosas e invejosas querendo que as coisas sejam do seu jeito, pessoas que não aceitam serem confrontadas sempre permanecem imaturas e sempre fogem da verdade.
"E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos."
Hebreus 12:5-8
Paulo estava trazendo um ensinamento profundo, que causava impacto, trazendo marcas profundas na vida das pessoas.

Você quer crescer? Ser maduro? Ser adulto na fé? Se aprofundar em Cristo? Ser transformado segundo a imagem de Cristo?
A inveja, orgulho, contendas e dissensões impedem o crescimento e amadurecimento espiritual. Paulo comparou como crianças que ainda eram tão pequenas que precisavam se alimentar de leitinho, porque nem mesmo tem a capacidade de digerir um alimento sólido.
...Alimento Sólido...temos que crescer, não podemos ser cristãos infantis quanto aos nosso conhecimento e compreensão da palavra de Deus.
"Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino."
Hebreus 5:11-13

É tempo de sermos equipados com a palavra de Deus.
Somos desafiados pela palavra à vivermos sem máscaras, pois elas servem para não revelar fraquezas, medos, problemas espirituais, vulnerabilidade e manter uma aparência fora da real. Tire toda fachada falsa e mentirosa que possa existir em sua vida.
O ser humano é orgulhoso, metido, soberbo, prepotente, invejoso e fora da real.
Você quer ser curado, sarado, ter vitória e viver feliz?
Então abra seu coração para ser confrontado, ministrado pela palavra de Deus.

Por: Pr. Vane Gabriel.