quarta-feira, 18 de maio de 2011

Caráter transformado - parte II

  

CARÁTER é a base da excelência, as pessoas de caráter são FIÉIS, dão o seu MELHOR, se dedicam verdadeiramente em tudo o que faz.
Paulo disse a Timóteo:
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." II Timóteo 2:1-2.
Deus quer restaurar nosso CARÁTER, quer implantar o caráter de CRISTO em nós.

MAS O QUE SERIA CARÁTER?
Caráter é o acúmulo dos PRINCÍPIOS que carregamos conosco que irão NORTEAR as nossas DECISÕES e ESCOLHAS na vida. Podemos dizer que CARÁTER são os atributos intelectuais e morais, sejam eles BONS ou MAUS, que nos definem como indivíduos.
As ESCOLHAS e DECISÕES, no seu dia a dia, são consequências do seu caráter, daquilo que você tem colocado na sua VIDA; Ele é o conjunto de qualidades da pessoa, é a MORALIDADE.
   Pessoas de CARÁTER, não são INFLUENCIADAS, seus valores são INEGOCIÁVEIS, seus princípios nunca são quebrados, não são 'Maria vai com as outras'.
Deus quer RESTAURAR a IMAGEM dele no homem, a primeira área que Ele quer restaurar é a nossa personalidade MORAL. O ser humano é completamente responsável por suas PALAVRAS, ATOS e PENSAMENTOS.
"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna" Mateus 5:37.
..."Sim, Sim, Não, Não"...a repetição da palavra é a confirmação ou não da verdade, é a garantia da honestidade moral do indivíduo que deve ser a CONFIANÇA, na sua simples palavra.
"PESSOAS DE CARÁTER TEM PALAVRA."

Jesus disse que tal honestidade deve ser inspirada pela consciência da presença de Deus, e a relação do homem para com o Senhor. Vamos ficar enrredados, presos às nossas palavras.
Deus é um ser MORAL que exerce um "GOVERNO MORAL":
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19.

   Ele deixa bem claro que não voltará atrás naquilo que Ele pronunciou, e que tem poder para cumprir totalmente TUDO aquilo que a SUA PALAVRA prometeu. Ele não mente, não há mentiras em Deus, é totalmente confiável.
Procure associar-se com pessoas de caráter, a Bíblia diz que esse tipo de caráter (reto) é muito precioso aos olhos de Deus. Uma pessoa de caráter é um tesouro raro, em Provérbios 20:6 "Muitos há que proclamam a sua própria bondade; mas o homem fiel, quem o achará?"  diz que Salomão sabia que era bastante difícil encontrar uma pessoa FIEL. Pessoas fiéis são pessoas de caráter.
   É responsabilidade do homem desenvolver sua vida na VONTADE de Deus, com domínio próprio, conhecimento da verdade, com justiça, autodisciplina e SANTIDADE.

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4:24.


Por: Pastor Vane Gabriel Galetti