sexta-feira, 29 de julho de 2011

É muito importante ter discrição


“Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência.O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.” Provérbios 13:2-3.
Um aspecto muito importante na vida de uma pessoa de CARÁTER é a DISCRIÇÃO. A falta de HUMILDADE faz com que uma pessoa fique sempre contando “VANTAGENS e VANGLORIANDO-SE”.
Conheço pessoas íntegras, sinceras, honestas, obedientes, mas que são completamente indiscretas, sem nenhuma sabedoria divina e que entram aonde não são CHAMADAS.
Chego à conclusão, que há apenas uma maneira de ter a garantia que todos estes ATRIBUTOS sejam uma constante em suas vidas. Quando alguém tem DISCRIÇÃO, EDUCAÇÃO sabe aonde foi CHAMADO para OPINAR e até ajudar alguém.
O fator mais importante no reino de Deus é a HUMILDADE, ninguém pode se tornar um verdadeiro CRISTÃO se não estiver disposto a ASSUMIR a HUMILDADE.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3.
É muito difícil competir com alguém que escolhe ser o último, o menor e o serviçal.
“Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:26-28.

Jesus era HUMILDE e completamente discreto. Ele não ficava falando o que ELE ERA, o que fazia, não contava VANTAGENS e nem e orgulhava de seus feitos.
Ele era humilde de coração, não gostava de se aparecer, ser visto, aplaudido e nem mostrava seu extenso currículo, mas era completamente discreto e humilde.
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” Mateus 11:29.
Tudo o que DIMINUE o nosso EU gera em nós humildade.
“É necessário que ele cresça e que eu diminua” João 3:30.       
Não é fácil matar o EU, a vida de servidão é a morte dos DELEITES, do EGO, é um estilo de vida de Deus e não da carne. Não existe conquista sem cruz, satanás nosso adversário, sempre irá nos oferecer um caminho mais fácil para a grandeza e o poder, sem a cruz!
Não aceite o atalho, o caminho das facilidades e nem a porta larga, porque o fim será a DESTRUÍÇÃO.
Jesus sempre ensinou aos seus discípulos sobre a discrição, a não contarem VANTAGENS, VANGORIAR e querer se APARECER.

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente” Mateus 6:1-4.
Os verdadeiros servos não agem para impressionar, e nem se vestem para o sucesso, mas eles são HUMILDES e muito discretos.
Servir para que as pessoas fiquem impressionadas era o pecado dos FARISEUS. Os Fariseus transformavam o auxílio as pessoas, a generosidade e até mesmo a oração em um espetáculo para os outros.
Quando uma pessoa não tem discrição, poderá se tornar arrogante, achando que só ela sabe, acha-se o dono da verdade e sempre quer saber da vida os outros.
SER DISCRETO É NÃO CHAMAR A ATENÇÃO!
E isso exigirá humildade, que é uma avaliação de nós mesmos exatamente como somos. É uma disposição em sermos conhecidos, mencionados, confrontados, tratados e corrigidos.

Discrição é a qualidade de quem não revela segredos dos outros.
Uma pessoa discreta é: cautelosa, cuidadosa, educada, controlada, precavida, avalia a situação antes de envolver-se nela, é muito seguro estar perto de pessoas discretas. Ela aprendeu a fechar a boca, por isso se tornou: COMEDIDA, MODERADA, PRUDENTE E CONFIÁVEL.
“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido” Provérbios 17:28.
A pior coisa é conviver com pessoas que falam demais, indiscretas, curiosas e que não sabem refrear a LÍNGUA. Aquele que se cala, será reputado por sábio diz a palavra de Deus.
Quando uma pessoa DISCRETA, resolve FALAR, suas palavras pesam bem mais que as demais, porque ela não fala abobrinha.
Apenas os tolos falam tudo o que pensam,
“O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim” Provérbios 29:11.
Pessoas humildes são discretas, elas aprenderam a MATAR o EU.

SEJA DISCRETO!


Por: Pr. Vane Gabriel Galetti.