sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A inveja é um impedimento para o crescimento espiritual



"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" 1 Coríntios 3:1-3.


Paulo neste texto demonstra sua preocupação com as pessoas da igreja de Corinto, e vê a necessidade que os crentes tinham de crescerem espiritualmente, mas no entanto eles tinham sérios impedimentos que se tornaram empecilhos para o crescimento, maturidade, e se tornarem adultos espirituais.
Tem cristãos que nunca crescem, amadurecem, desenvolvem, sempre são meninos na FÉ. 
"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". 1 Coríntios 13:11


Deus deseja que seus filhos cresçam, amadureçam, se tornando adultos e produzam frutos dignos de arrependimento.
"Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento." 1 Coríntios 14:20
Que tipo de fruto você tem produzido?
Você quer crescer espiritualmente?
Você quer amadurecer e desenvolver sua vida espiritual? Se tornar um adulto na FÉ?
Em I Coríntios 3: 1-3, Paulo fala sobre três classes de pessoas dentro da Igreja:
ESPIRITUAIS, CARNAIS E NATURAIS.
As pessoas espirituais e as carnais neste texto que o Apóstolo Paulo estava se referindo, ambos são crentes, mas de inclinações opostas.
As pessoas naturais são indivíduos ainda sem regeneração (I Coríntios 2:14).
...CARNAIS...Paulo está dizendo que este tipo de crente, são pessoas da carne, ou seja, crentes controlados pela carne, isso significa que essas pessoas controladas pela carne são inteiramente destituídas do Espírito de Deus. Suas inclinações, são para as obras da carne.
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21


Mas eu quero destacar a palavra inveja que está relacionada nas obras da carne, que se tornam impedimento para o crescimento espiritual, para alguém se tornar um adulto na FÉ e não ser mais uma eterna CRIANCINHA espiritual.
"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" 1 Coríntios 3:3, a inveja e o ciúmes é uma enorme brecha para o maligno agir na vida de uma pessoa.
A inveja provoca um implacável senso de perseguição gerada pelo orgulho.
Toda pessoa invejosa é orgulhosa e egoísta. Os maiores perseguidores que combateram contra os justos foram vítimas da inveja; exemplo: Caim e Abel. 
"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante."
Gênesis 4:1-5.


Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva, ele foi lavrador da terra, seu irmão Abel foi pastor de ovelhas. Depois de algum tempo, ambos apresentaram suas ofertas ao Senhor. Caim levou alguns frutos da terra e Abel ofereceu dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura.
A bíblia relata que o Senhor atentou, se agradou da oferta de Abel e para Caim não atentou.
Foi tão grande a inveja e o ciúmes gerado pelo orgulho de Caim contra Abel, pelo o que Deus havia feito na vida de Abel, que Caim não suportou e matou Abel.
A inveja e o orgulho sustenta o espírito de acusação, porfia, facção, crítica, dissensão e cobrança, que é a maneira de hostilizar, opor-se, reagir, guerrear contra alguma pessoa.
É fácil detectar uma pessoa ressentida pelo fato de ter sido contaminada pela inveja. Ela sempre quer que seus desejos sejam realizados.
Uma pessoa ressentida está sempre a espera de qualquer pretexto para agredir, acusar, incriminar seu oponente, ou alguém que ela julga adversário.


Muitas vezes ela procura até chifre em cabeça de cavalo, na tentativa de incriminar e acusar alguém, qualquer coisinha já é um grande motivo para se ressentir e se ferir.
Tudo isso é produzido pela inveja, orgulho, disputas e competições da pessoa carnal, que se inclina para as coisas da carne, gerado pelo ORGULHO.
"É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais." 1 Timóteo 6:4-5


Muita coisa está em jogo na vida espiritual de uma pessoa, Igreja não é um lugar de ENTRETENIMENTO, parque de diversões, aonde vamos ouvir o que queremos ouvir. Igreja é um lugar aonde vamos ser equipados, confrontados, tratados, moldados, e aonde receberemos uma palavra que traga mudança de valores, mente, nos tornando maduros, crescidos e adultos na FÉ.


"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo"
Efésios 4:11-15


Deus sempre tencionou que seus filhos crescessem e se tornassem tudo aquilo pelo qual foram criados.
Deixe Deus tratar com o seu caráter, confronte todas as áreas de fraqueza em sua vida, busque-o e permita ser CORRIGIDO.
Só assim haverá MUDANÇA e CRESCIMENTO ESPIRITUAL.


Por: Pr. Vane Gabriel Galetti.