domingo, 5 de fevereiro de 2012

A estabilidade vem da obediência



Estabilidade tem a seguinte definição: Firmeza, solidez, imobilidade, condição do que se mantêm constante, invariável, estado de equilíbrio, de imperturbabilidade.
Sabe o que isso significa? Quando temos estabilidade, fazemos o que é certo independentemente de estarmos nos sentindo bem ou não.
Oramos quando queremos e quando não queremos; lemos quando queremos e quando não queremos; vamos a Igreja quando queremos e quando não queremos desde que Deus nos mande fazer.
Se nós desejamos ter estabilidade, teremos de ser obedientes quando estivermos dispostos a ser e quando não estivermos. A obediência mantém a estabilidade.
O Espírito de Deus que habita em nós é um espírito de disciplina e domínio próprio.
Jó 5:17 “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.”

A palavra de Deus tem que trazer solidez para a nossa vida, e torna-se necessário entendermos e praticarmos as disciplinas espirituais para termos estabilidade.
Se a nossa VIDA não for disciplinada nunca chegaremos há lugar algum, a disciplina nos leva a estabilidade, crescimento e a um impacto mais profundo com DEUS.
Vivemos um problema na Igreja relacionado à caráter, os maiores problemas são morais e espirituais, tudo isso gera instabilidade, inconstância e duplicidade de mente.
A Igreja precisa progredir na área de caráter para não viver uma decadência moral e espiritual. Deus quer realizar sua obra no coração e na mente das pessoas.
A “ESTABILIDADE PRODUZ CAPACIDADE.”
Se a Igreja não tomar uma postura de disciplina e sair da superficialidade, buscar substância e profundidade na palavra de Deus, ela nunca se tornará madura o suficiente para refletir a imagem de Cristo e o seu caráter.
Deus tem muito interesse em nossa maturidade em todas as áreas de nossa vida. Ele não deseja que vivamos numa instabilidade emocional, mas que sejamos estáveis.
Somos humanos (carne) e precisamos aprender a discernir as coisas da alma e as do espírito:
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”  Gálatas 5:1
Temos que distinguir se o que está nos impulsionando é a alma (a nossa mente, nossa vontade própria: Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Não podemos deixar que nossa alma nos dirija, temos que seguir a direção do Espírito Santo, Gálatas 5:25 “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”

Só quando andamos no Espírito é que temos estabilidade e capacidade de exercer a autodisciplina e o autocontrole.
A autodisciplina e o autocontrole emocional são qualificações necessárias em nossa caminhada cristã com sucesso e principalmente para exercemos ministério.
Temos que aprender a obedecer ao Espírito ao invés de ceder aos desejos carnais e vontades próprias, senão nunca teremos estabilidade. DEUS TESTA NOSSA ESTABILIDADE!
Deus sempre permitirá momentos difíceis em nossa vida, com o propósito de nos: transformar, aperfeiçoar e amadurecer nosso caráter.

Sem a preparação adequada nos encheremos de orgulho, auto-suficiência e independência.
Sempre seremos primeiro PROVADOS para sermos aprovados, o nosso caráter terá que ser aperfeiçoado e para isso seremos testados, tudo com o propósito de testar nossa estabilidade.
A pessoa que tem estabilidade faz o que é certo, correto, não importando se está disposto a fazer ou não.
Temos que seguir as instruções e obedecer ao que a palavra de Deus diz, quer gostamos ou não, quer tenhamos vontade ou não. Só assim iremos ser pessoas estáveis e permanecer no fluir do Espírito Santo.
Lembre-se: “A estabilidade produz capacidade.”


Por: Pr. Vane Gabriel Galetti